quarta-feira

, 06 de dezembro de 2023

V Semana Dom Luciano foi encerrada com atividades na cidade de Dom Silvério

12 de setembro de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no dia 1º de setembro na cidade de Dom Silvério (MG) o encerramento das atividades da V Semana Dom Luciano.

Já à noite, o Bispo Emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, presidiu no Santuário de Nossa Senhora da Saúde a Santa Missa. À ocasião, também estiveram presentes os padres Glauber Lacerda (Pároco local e Reitor do Santuário), Fabiano Alves (Pároco em Piedade de Ponte Nova), Ronaldo Furtado (Pároco em Sem Peixe), José Geraldo Coura (Diretor Administrativo da FDLM) e Edvaldo Antonio de Melo (Diretor Acadêmico da FDLM).

No início da Celebração, um quadro com a foto de Dom Silvério foi conduzido ao Altar, pelo casal Romeu Guimarães e Ana do Nascimento Guimarães, membros do Apostolado da Oração e da Irmandade do Santíssimo Sacramento, ladeado pelos Anjos de Ouro do Santuário.

Durante a Missa, Dom Barroso, que é natural de Ouro Preto (MG), contou que durante a infância morou por seis anos em Dom Silvério, guardando boas lembranças dessa época. Por esse motivo, para ele, foi emocionante presidir a celebração. “Ao celebrar o Centenário de morte de Dom Silvério, podemos concluir que é realmente imortal, não só por ter pertencido à Academia Brasileira de Letras, mas, sobretudo, por ter vivido, coerentemente, as virtudes Evangélicas, de maneira perfeita”, destacou em sua homilia.

Entronização da imagem de Dom Silvério

Após a celebração, ocorreu uma sessão cultural com a apresentação da Corporação Musical Municipal Padre Felisberto, sob a regência do Maestro Marcos Leonardo Cardoso sob a regência do Maestro Marcos Leonardo Cardoso que executou o Hino de Nossa Senhora da Saúde e o Hino de Dom Silvério, seguida por declamação de poesia em homenagem a Dom Silvério pela professora Helaine Aparecida Lima Barcellos.

Na oportunidade, houve também a apresentação do vídeo e entrega oficial do livro “Centenário do falecimento de Dom Silvério Gomes Pimenta” elaborado pelas crianças da Escola Municipal “Nossa Senhora da Saúde”, com o intuito de trabalhar a história de grande Arcebispo Dom Silvério, após uma Palestra realizada na Escola por Heider Luís Soares: “Um olhar sobre a vida de DomSilvério Gomes Pimenta e a História do nosso município”. O aluno Adryan Henrique Barcelos Silva, que ilustrou a capa do livro, com a Diretora Edilene Guimarães e as professoras Rita de Cássia e Ana Maria Guimarães Santos, entregaram o livro ao Padre Edvaldo.

A programação contou ainda com a palestra “Dom Silvério Gomes Pimenta: a trajetória pastoral de um bispo marianense (1862-1922)”, ministrada pelo Mestre Herinaldo Oliveira Alves (UFMG/CAOP/CNSP), exposição de fotos antigas de Dom Silvério e da cidade e inauguração da foto do Ilustre Dom Silvério Gomes Pimenta na sacristia do Santuário Nossa Senhora da Saúde.

As celebrações de encerramento da V Semana Acadêmica Dom Luciano foram transmitidas pela TV Saúde.

Assista em:

Texto: Heider Luís Soares

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Saúde

*Este conteúdo foi atualizado em 13/09/2022 às 9h39

Leia também:

Escola Estadual Dom Silvério, em Mariana, acolheu programação da V Semana Acadêmica

Nova direção da Faculdade Dom Luciano Mendes é empossada

Memórias de Dom Luciano e Dom Silvério foram recordadas em celebração

Faculdade Dom Luciano Mendes realiza evento na PUC-MG e na Academia Mineira de Letras

Instituições de Congonhas celebram o centenário de falecimento de Dom silvério

FDLM e Seminário São José sediaram eventos da V Semana Acadêmica Dom Luciano

Um bispo além do seu tempo: Arquidiocese de Mariana celebra o centenário de falecimento de Dom Silvério